Aqui neste blog já falamos sobre como atrair mais jovens à leitura. Uma das ideias era fazer com que o jornal fosse mais dinâmico, menos sisudo, sem perder a seriedade que, afinal, é o que leva qualquer veículo a uma credibilidade crescente. Mas seriedade não é sinônimo de chatice, e vez por outra o jornalismo nos delicia com ideias incrivelmente simples, porém originais e que podem trazer mais leitores para suas páginas.


Encontrei hoje no blog do Sakamoto a história do João Buracão. João nasceu no Rio de Janeiro, fruto da revolta de um morador de Marechal Hermes, que vinha reclamando há tempos para a prefeitura sobre um buraco em sua rua. Não aguentando mais o descaso da prefeitura na resolução do problema, este morador criou o boneco João Buracão. Quando da cobertura do fato, o Jornal Extra resolveu abraçar a ideia do boneco e, desde então, João Buracão tem feito denúncias dos problemas semelhantes enfrentados pelos cidadãos cariocas em toda a cidade.

O boneco já foi recebido inclusive pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e, como muitos jornalistas investigativos, João chegou a ser agredido por homens acompanhados do irmão da prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset. Tudo isso acaba aumento a visibilidade de João Buracão, que hoje conta com blog exclusivo, onde são divulgadas algumas fotos e reportagens de João.

Uma forma diferente de fazer jornalismo, que não ofende e ainda faz com que os cidadãos interajam com o jornal. E coloca os governantes em maus lençóis, afinal, o leitor passa a acompanhar com mais regularidade as denúncias do boneco João Buracão.

Fica a dica dos nossos colegas cariocas.

2 comentários:

Que bonitinho ele. Então, isso atrai pessoas sim. Qualquer "protestinho diferente" atrai pessoas, imagine então essa idéia fantástica.

18 de março de 2009 às 18:12  

Essa idéia realmente é legal e funciona, mais só é usada (pelo menos até onde eu sei) pra fazer denuncias desse tipo quse sempre comunicadno problemas nos bairros, poderiamos tentar trazer atravéz deste formato uma visão para a sociedade, de problemas maiores do q o humbigo do seu bairro!
Bjos Anna p.

18 de março de 2009 às 18:38  

BlogBlogs.Com.Br