Os blogs não são demônios!

Estava eu totalmente sem inspiração para escrever aqui [não me levem a mal, uma semana antes das férias parece que dobra a quantidade de coisas que você tem a fazer!], procurando por alguma notícia, algum artigo que me levasse a pensar e refletir e tentar achar alguma solução para os muitos problemas da comunicação, da política e cultura nacionais, quando... eis que me deparo com algo que, afinal, tem tudo a ver com este espaço!

Blogs podem ser usados com fins educativos, diz pesquisadora

Sim, poucos, mas queridos leitores deste blogue! Os blogs não só podem, COMO DEVERIAM ser usados com fins educativos, desde que sabiamente explorados pelos nossos educadores. Porque a internet tanto pode ajudar na educação dos seres humanos, como pode ser o destruidor oficial de qualquer aprendizado para o aluno. É bem uma faca de dois gumes mesmo. Este blogue, inclusive, nasceu de um trabalho acadêmico, solicitado pela professora da disciplina de Produtos Comunicacionais. Eu, que já sou macaca velha em blogue, não senti grandes dificuldades em pesquisar assuntos, escrever de uma forma mais culta [afinal, não deixava de ser um trabalho acadêmico], e peguei até gosto pela coisa, descobrindo portais e ferramentas extremamente úteis, que se não fosse por este blog, me passariam despercebidas!

De qualquer forma, eu acho que a tal da inclusão digital vai muito além de "vou fazer um orkut e adicionar 4973 amigos que eu nunca vi na vida", ou "vou criar alguma frase de efeito para colocar no meu MSN e assim todo mundo vir falar como eu sou inteligente". Ainda há aqueles que até criam blogs, mas que a produção destes fica, digamos, muito abaixo do nível necessário para se considerar o blogue uma ferramenta educacional, não há como contestar.

Quem sou eu para criticar? Já tive blog-cor-de-rosa-com-declarações-de-amor-eterno-para-o-namorado, que, convém lembrar, já não é mais sequer amigo.

Acho que essa idéia do blog como ferramenta auxiliar na educação do jovem brasileiro pode, sim, vingar. A única coisa que pega é que estamos criando uma geração de jovens que não lêem livros, não lêem jornais nem revistas, já acham trabalhoso ler qualquer panfleto educacional. Periga que o blog seja apenas uma extensão dos vários erros ortográficos e gramaticais que estamos já habituados a ver em redações de vestibulares, ENEM's e concursos públicos da vida.

Pode usar o blog? Pode. Mas antes de partir pra esse mundo digital, precisa melhorar a qualidade da educação no mundo real. Despertar no aluno o interesse [e a consciência] de ler mais para escrever melhor. Sabendo pesquisar em livros, revistas e jornais "de verdade", por assim dizer, os alunos já terão uma noção melhor de como pesquisar em sites e artigos publicados na internet.

Para que, a partir daí, eles criem seus próprios artigos. Ou, como eu faço por aqui, arremedos de artigos!

1 comentários:

Tempo no pensamento simples deve ser usando no Orkut, Msn, Yahoo Respostas. Quem se preocupa com Blog? Esse é um grande problema, a difusão do Orkut causa nas pessoas que blog é como uma extensão do seu perfil do Orkut, e não um sistema onde pode ser discutida notícia. A própria mídia meche com o termo usando a palavra "diário".

7 de janeiro de 2009 às 18:10  

BlogBlogs.Com.Br