Culpa do sistema?

Eu gosto de postar off-topics aqui no blog. O off-topic de hoje, em bem da verdade, é muito "on" topic: nas andanças internéticas, fui apresentada ao vídeo "A história das coisas". O vídeo não é muito curto, cerca de vinte minutos. Mas acho que todos nós, pessoas humanas financeiramente ativas, e também nós, pessoas humanas estudantes de comunicação social, deveríamos reservar vinte minutos de nossa vida assistindo a este vídeo.

Sim, nós estudantes de comunicação social. Se é que existe alguma vontade de mudar algo nesse sistema maluco que nós vivemos, acredito que o passo inicial deve ser dado por nós.



Eu tenho comentários a fazer sobre esse filme:

Muita coisa que é falada neste vídeo nós já sabemos. Apenas fechamos os olhos para essa realidade. O porquê disso, vai de cada um. Eu não vou aqui fazer juízo de valor, cada um sabe onde dói sua dor. Mas se nós já sabemos disso tudo, já sabemos ou temos idéia de como o sistema funciona, porque até agora não fizemos nada para mudar essa rotina?

Bom... vou falar por mim aqui: por que até agora eu não fiz nada para mudar essa rotina?

E o que eu, como estudante de comunicação social, futura jornalista [se tudo der certo], posso fazer para que a exploração e a manipulação descontrolada deste sistema possa mudar? Aliás, eu como futura jornalista, deveria ter este interesse em que o sistema mude?

[adoro fazer perguntas. me faz pensar. me façam pensar com vocês. abram suas mentes]

5 comentários:

Belo vídeo, não o conhecia ainda, como dito muitas coisas já sabemos, porém não temos o mesmo padrão americano de consumo, claro que devemos ficar atentos a tudo isso, mas como dito também, o que nós estudantes de comunicação podemos fazer? talvez a nossa parte, comunicar ;)

2 de dezembro de 2008 às 09:32  

"futura jornalista [se tudo der certo]"

O Brasil precisa do uma jornalista assim...(ou não) hauhauhahhahah.

;)

2 de dezembro de 2008 às 14:22  

Já vi esse vídeo, mas nunca consigo chegar até o final...

E as perguntas eu já sei, mas alguém tem as respostas?

2 de dezembro de 2008 às 18:18  

Ora, ora ora
enfim a Misteriosa Ana P começa a dar as carinhas kkkkkk
Bjo

4 de dezembro de 2008 às 12:36  

Um tapa na cara logo pela manhã!

É difícil mudar. Estava conversando isso outro dia com algum amigo, sobre "sustentabildiade", e sobre meu plano de um dia ser vegan e me libertar de muitos hábitos consumistas que me contradizem. Enfim, tenho planos de me tornar uma pessoa melhor, mesmo que pareçam piadas, mesmo que pareçam sonhos da adolescente que não cresceu. [pois eu acho que estou muito crescida e justamente por isso cada vez mais me incomodo com as pessoas]

Tem muita coisa pra se fazer no mundo, percebi que não dá pra abraçar tudo, mas que não é só por isso que eu vou cruzar os braços e remoer minhas angústias. Por isso faço, ou ao menos penso que faço, e pretendo fazer mais.

Comunicar é o papel de todos nós "comunicadores". Um passo muito maior, e sinto que estamos ou podemos fazer isso, aqui mesmo, por baixo, é manter esse tipo de discussão e fazer comunicação, literalmente.

7 de dezembro de 2008 às 12:18  

BlogBlogs.Com.Br