Direito ou Obrigação?

Este mês, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), vai apresentar uma proposta muito importante no Ministério do Trabalho e Emprego, a regulamentação de todas as profissões que envolvem o jornalismo. Se for aprovado, será necessário a exigência de diploma de jornalismo para atividades como repórter, repórter fotográfico, diagramador e ilustrador, e assim muitas pessoas que exercem essas profissões sem diploma serão obrigadas e fazer a faculdade ou deixar de exercer a profissão.
A exigência de formação superior é uma conquista histórica dos jornalistas e da sociedade que já dura mais de 40 anos, a profissão regulamentada não impede que pessoas especialistas ou não se expressem por meio de veículos de comunicação, ela apenas vai garantir o direito da sociedade de receber informações apuradas por profissionais com capacidade técnica e ética que assumem seu papel com responsabilidades na sociedade.
A Fenaj recebeu apoio de sindicatos de todo o país, e em 17/09 organizou um ato público na praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Profissionais e estudantes estão realizando debates e palestras a respeito da proposta, no entanto segundo pesquisa de sites especializados em comunicação a maioria é a favor da regularização e discute-se até a probabilidade da criação de um órgão que fiscalize o exercício da profissão.
Segundo o presidente da federação, a questão já esta resolvida, o jornalismo é uma profissão regulamentada por lei e o acesso a essa profissão se dá por meio do curso de graduação, especifico e reconhecido pelo MEC.

BlogBlogs.Com.Br