Corra Lola,corra!

Em meio a um ambiente tenso,em que jornalistas são ameaçados de morte e seus sigilos telefônicos são quebrados. Me pergunto de que forma,nós estudantes de jornalismo,podemos nos manter seguros diante da decisão de se tornar ou não um profissional da área?
Nenhum dos cidadãos dessa nação se poe a salvo de situação alguma,principalmente aqueles que procuram trabalhar com informações éticas,nada nos garante que poderemos exercer normalmente uma função para a qual nos preparamos durante anos.
A importância que não é dada ao jornalismo em si,muitas vezes frustra aqueles que buscam um espaço no campo de trabalho.
A questão não é apenas reconhecimento,mas segurança para se trabalhar e contribuir para que se faça valer a liberdade e expressão e democracia que se é pregada neste país.
Mas é claro,eu havia me esquecido,que qualquer pessoa que escreve algo,pode ser considerada jornalista,então a questão se torna mais dificultosa.
Pois além de sofrer ameaças de morte,ter seu sigilo quebrado,você ainda corre o risco de perder o seu cargo para alguém que nunca estudou para aquilo.
Onde está a ética,a democracia,a liberdade de expressão e os direitos revogados?

1 comentários:

Acho que a questão da obrigatoriedade do diploma para o jornalista ainda vai dar mto o que falar. A minha sincera opinião é que não acredito que qualquer pessoa que escreva qualquer bobagem possa realmente ser considerada jornalista.

Mas aí, tudo vai da generalização que nós, brasileiros, costumamos fazer. Blogueiro é chamado de jornalista só porque comenta notícias, publica artigos que só ele vai caçando na net e blá blá blá. E o que é o jornalista "de verdade"? Só o fato do cara ter um diploma e ficar com a bunda na cadeira de uma redação o dia todo já faz dele um jornalista? Ou jornalista é aquele que corre atrás dos fatos, que pesquisa e repassa essa informação à população?

É tudo muito complicado. Tudo coisas que precisam ser estudadas, pesquisadas, conversadas com profissionais da área e de fora da área também. E tá chegando o dia da decisão, estejam atentos.

9 de novembro de 2008 às 13:02  

BlogBlogs.Com.Br