A arte legitimada pelas ruas



Para quem anda pelas ruas do centro de São Paulo, principalmente na região da Av.Paulista, avistar muros e postes com algum tipo de representação artística diferenciada do convencional, não é nada fora do cotidiano. Mas muitas pessoas se perguntam o que realmente seria essa arte.
Bom, para quem não sabe arte de rua, é a intervenção urbana feita por qualquer cidadão que se sinta encorajado a fazê-la: como stencil, grafiti, stickers, lambe-lambe, entre outros, e todos têm seu valor cultural, se tratam de obras que trazem mais autenticidade à megalópole. Além disso, é a verdadeira expressão do que as pessoas pensam, pois ali depositam desejos, desafetos, ideologias, protestos ou nada de concreto. Mas o que chama a atenção é que qualquer um, pode se expressar através de uma arte que não se torna restrita a elite ou culturas mais elevadas. Basta querer fazer.
Entretanto, a arte de rua continua sendo marginalizada pela maioria da sociedade, e existem várias discussões a respeito de a intervenção urbana ser vandalismo ou não. Apenas quem observa essas manifestações, é quem tem o poder de considerar arte ou não.
Quem se interessa pelo assunto, pode visitar um dos maiores acervos de arte de rua; a Galeria Choque Cultural,onde são exibidas exposições permanentes ou temporárias de stencil,lambe-lambe entre outras formas de intervenção.


A Choque Cultural fica na Rua João Moura, 997,em Pinheiros,São Paulo.O funcionamento é de Terça-Feira à Sábado das 12:00 às 19:00






*Foto de stencil feito em Nova Delhi,pelo grafiteiro C215

2 comentários:

Eu vejo muita coisa por aqui tb, muita coisa não acho que é arte, prefiro muros branquinhos e tal, mas é melhor que pichado.

Honney, daqui do trabs eu consigo comentar no bloguete, de casa não. Acho que meu pc tem algo contra vc.
Sobre as fotos de Suzaninha, dá um google em Suzana fotos revista quem :)

Beijundas ^^

13 de maio de 2009 às 08:23  

Eu tenho grandes dificuldades em entender o q é arte e pans, então você sabe, né... Nem a arte burguesa, nem a arte de rua me são assim, ahn... entendíveis ou digeríveis.

Mas muito bom vc trazer essa visão alternativa e popular pra gente! Loko!!!

13 de maio de 2009 às 20:48  

BlogBlogs.Com.Br