Projetos para futuros jornalistas

Voltando a decidir os rumos desse blog, por isso as postagens estão um pouco defasadas. Peço desculpas em nome de todos os integrantes e assim que tudo estiver resolvido, postaremos as novidades por aqui.


Mas não existe falta de assunto para os jornalistas, e por isso hoje deixo para vocês duas dicas bem legais para quem quer começar a desenvolver projetos e ainda ganhar prêmios com isso. O Itaú Cultural está com inscrições abertas para o Programa Rumos, que engloba quatro vertentes da cultura: Cinema e Vídeo, Arte Cibernética, Dança e Jornalismo Cultural. Claro que para nós aqui, a parte mais interessante é a do Jornalismo Cultural. Eu que nunca imaginei um dia trabalhar com isso, começo a pensar seriamente no assunto [aliás, uma das ideias aqui pro Sado envolve isso, mas fica para o post de novidades, né!].

Podem inscrever-se no Programa Rumos Jornalismo Cultural estudantes [que participarão com matérias em mídia impressa, sonora, audiovisual e web-reportagem] e professores de graduação e pós-graduação [participando com textos que abordem o aperfeiçoamento profissional e/ou a formação do aluno na área].

Caso queira saber mais, clique aqui e leia o edital do programa.

A segunda dica é do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário, promovido pela rádio CBN e que tem o objetivo de estimular, divulgar e prestigiar as reportagens de rádio produzidas por estudantes. As matérias produzidas devem seguir um dos seguintes temas: meio ambiente, diversidade cultural e inclusão social.

As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 30 de junho, e a divulgação do resultado será em 1º de outubro. Serão três premiados, sendo que o primeiro, considerado o vencedor, terá direito a visita supervisionada à rádio, para acompanhar o seu funcionamento [despesas de viagem e hospedagem bancada pela CBN], além da veiculação do material produzido. O segundo e o terceiro lugar serão menções honrosas, e terão o material produzido veiculado na rádio, além de um certificado de participação.

Existe ainda a possibilidade de inscrever o seu material através dos Correios. A inscrição nesse caso, e o envio do material, deve ser feito até o dia 20 de junho.

Boa, né? Para inscrever-se no Prêmio CBN, clique aqui. Para inscrever seu material e enviá-lo através dos Correios, clique aqui.

Por hoje é isso. Se algum de nossos três leitores também souberem de algum projeto que seja de interesse de jornalistas ou futuros jornalistas, ou até mesmo queira divulgar qualquer projeto de interesse público, mande um email para nós, e faremos a publicação com os devidos créditos.

2 comentários:

Tem um projeto novo na TV Cultura [vi comercial] onde estudantes de jornalismo podem fazer um documentário simples e enviar para eles, e os escolhidos faram o mesmo assunto do vídeo enviado, um documentário sério mesmo, para passar na TV. Eu tentei achar algo no site deles para colocar aqui, mas não achei.

6 de abril de 2009 às 19:04  

Garota, porque sempre que eu tento comentar aqui dá erro de sript? É a terceira vez que eu tento!
Eu ia falar algo super interessante (méeeee) mas fugiu.
Enão eu lhe pergunto cara amiga bloguítica, você teria na manga algum projeto para futuros.... não jornalistas???


Beijundas

7 de abril de 2009 às 21:43  

BlogBlogs.Com.Br