Procura-se foca

Jornalista recém-formado? Sonha em trabalhar na Globo? Além disso, fã do Profissão Repórter? Bem... sua chance está aí!

O programa da Globo, que mostra os bastidores de reportagens feitas por jovens jornalistas, está a procura de um repórter para compor a sua equipe para este ano. Infelizmente [ou felizmente, vá saber!], o repórter deve ser recém-formado [ter finalizado a graduação em jornalismo em 2007 ou 2008]. Para participar do processo de seleção, os candidatos devem gravar um vídeo de até um minuto respondendo à pergunta: "Por que quero ser repórter?".

Os vídeos podem ser gravados em qualquer tipo de equipamento [até mesmo aquela sua máquina digital fuleira ou esse seu celular do século passado], e devem ser enviados em um dos seguintes formatos: WMV, MOV, AVI, MPEG, FLV, 3GPP, H263, MP4 ou DV.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28/04, pelo site do Profissão Repórter [só clicar nesse link gigante que você já cai direto lá]. Nesse mesmo site você encontra um vídeo com informações sobre como proceder com a inscrição. É importante ver o vídeo para tirar algumas dúvidas a respeito da inscrição.

Nessa fase, os candidatos selecionados passarão por uma entrevista, e apenas cinco deles irão participar da próxima fase: uma reunião de pauta e produção de uma matéria, e a participação como repórter convidado da matéria, em São Paulo.

Podem participar jornalistas de todo o Brasil. É uma chance que, se eu já fosse formada, não perderia mesmo. Vale como participação, e nunca se sabe, às vezes o talento [e a sorte] batem à sua porta.

E se você é jornalista revolucionário, tipo "eu não trabalho pra Globo"... bom, vá tentar uma vaga no SBT! Afinal, a rede do Silvio Santos estuda a possibilidade de criar um telejornal local em São Paulo, nos mesmos moldes do SBT Rio, ou do SPTV, por exemplo.

Se a proposta virar realidade, candidate-se. Ou não, porque a intenção da rede é aproveitar os profissionais já existentes na casa [mesmo que eu ache que o SBT e jornalismo não são assim... unha e carne].

[sempre que souberem de dicas de programas, concursos ou prêmios para jovens jornalistas, nos avisem. Publicaremos aqui a ideia, e lhe daremos crédito de pesquisa!]

1 comentários:

É uma grande oportunidade, eu que esou fora da área, pelo que vejo, acho que é o programa menos alienado da emissora.

15 de abril de 2009 às 19:51  

BlogBlogs.Com.Br