Bailando sob a Sinfonia da Morte


Ari Folman, um diretor de filmes, que foi soldado da Guerra do Líbano pelo exército israelense, perde todas as memórias de sua participação na batalha, sendo assim decide procurar aqueles que o acompanharam naqueles que foram os piores dias de sua vida para tentar resgatar suas lembranças
O documentário Valsa com Bashir,de nome original,Waltz with Bashir,é composto por animações que ajudam a ilustrar,inclusive a maior parte das alucinações,e pensamentos que Folman teve durante a batalha.O brilhantismo do filme permite despertar a sensibilidade daquele que o assiste para as situações vividas pelas pessoas no campo de batalha.
Os testemunhos e experiências contadas nos transportam do conforto da poltrona do cinema para dura realidade, de um genocídio do qual nem sequer civis estavam livres.
Em praticamente 90% de animação, o documentário mostra cenas reais em seus instantes finais, para reforçar e mostrar ao mundo a devastação de um país e da mente das pessoas que viram suas vidas se partirem a partir da guerra.

Veja o Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=Ak_2NWhr_g4

Em cartaz em São Paulo:


Espaço Unibanco Arteplex
Rua Augusta, 1475

Reserva Cultural de Cinema
Avenida Paulista, 900

Hsbc Belas Artes
Rua da Consolação, 2423


1 comentários:

Não tenho nem palavras para descrever o filme. As lembranças que são tão dolorosas, transformadas em animação [o que é algo totalmente inusitado no mundo dos documentários].

Tudo extremamente bem feito e interligado, culminando num final fatalmente real. Adorei!

21 de abril de 2009 às 11:23  

BlogBlogs.Com.Br