Twittando

E eis que o que muitos acreditavam não ser lá muito possível, aconteceu: o Twitter é, afinal, uma ferramenta de comunicação muito além do puro e simples "o que você está fazendo agora". O mote principal do Twitter foi deixado para trás pelos próprios usuários do sistema. Claro que ainda tem muita gente postando coisas agradáveis como "acabei de sair do banheiro, acabou o papel". Muito além disso, os usuários do Twitter compartilham notícias, fotos, músicas, pensamentos, ideias. Como qualquer grande rede social.

A graça é que os grandes portais de comunicação e muitos jornalistas estão descobrindo no Twitter um auxiliar de divulgação das principais notícias publicadas nos sites. O último a se render a esta mania foi o Comunique-se. Quem quiser "seguir" os passos do portal pelo Twitter, é só clicar neste link e dar um 'follow', que todas as vezes que algo for atualizado, você receberá na sua home do Twitter.

Outro que também está pelo Twitter é o jornalista Ricardo Noblat. No mesmo esquema do Comunique-se, Noblat usa o Twitter para avisar os seus "seguidores" das atualizações no blog, além de pequenos comentários sobre os links.

Recentemente eu falei no Chapa Branca sobre o pioneirismo do senador e ex-candidato à presidência dos EUA, John McCain, ao conceder uma entrevista pelo Twitter. Apesar da limitação de caracteres [140 por postagem, pouco pra quem fala demais como eu], o senador respondeu a dez perguntas formuladas pelo jornalista George Stephanopoulos [nome bonito, não?], da rede ABC. Perguntas sugeridas por usuários do Twitter e respostas, obviamente, concisas. Mas não deixou de ser uma entrevista, e a primeira realizada pelo Twitter.

Bom, caros dois leitores, se vocês ainda não conhecem o Twitter, deem uma passada pela página principal, e também não deixem de seguir o Sadojornalismo, e caso lhes interesse um pouco de caos e desordem em vossas vidas, sigam a esta que vos fala também.

3 comentários:

Realmente... todas essas coisas (microblogs como o twitter, web 2.0, e coisa e tal) acaba criando uma nova cara para o modo de se comunicar... Tanto que li uns dias atrás, no Obvious, sobre os atentados em Mumbai que estavam com pequenos textos no twitter logo após os primeiros socorros

segue link: http://blog.uncovering.org/archives/2009/03/twitter_e_imprensa.html

Bom... Não tenho um twitter ainda, mas pretendo ter um e avisar cada vez q eu fizer alguma coisa nos meus períodos de ócio x)

24 de março de 2009 às 00:30  

Juro que estou tentando, mas não consigo usar o tuiti além do 'o que estou fazendo'.

24 de março de 2009 às 07:57  

O Google está apostando em um concorrente do twitter que me parece bem mais orgnaizado, e será do Google.

Bem, eu tenho twitter, http://www.twitter.com/thiagomocci. Mas na imagem de fundo da página está escrito Koster, vai me reconhecer.

24 de março de 2009 às 16:34  

BlogBlogs.Com.Br