Transformar

A arte de informar para transformar: Clovis Rossi não poderia ter melhor definido o que é Jornalismo. A função do jornalista é justamente essa, disseminar a informação, de forma transparente e imparcial, para transformar a sociedade, para mudar o mundo. E é o que o jornalismo brasileiro atualmente faz, com muita competência. Depois de ter passado por períodos negros como a ditadura militar e a censura prévia, nossos jornalistas aprenderam a procurar a verdade, e passar ao cidadão comum tudo o que ele viu e ouviu.

Verdade?

O jornalista, assim como qualquer profissional, trabalha diariamente com uma palavra a martelar todos os minutos, todos os seus pensamentos: ética. Ética é algo que devemos aprender ainda quando crianças, devemos diferenciar o certo do errado, o bom do mal. Devemos saber que não podemos prejudicar outras pessoas, e talvez por isso o jornalista seja um profissional que precisa lutar pela ética sempre. Qualquer vírgula mal colocada, qualquer palavra mal expressada, qualquer olhar insinuador, pode transformar por completo uma sociedade inteira. E isso é uma responsabilidade que o profissional do jornalismo precisa saber lidar.

Sobre ética no jornalismo, temos muitos estudos, muitas pesquisas, muitas opiniões. Do ano de 2001, resgatamos na internet o vídeo a seguir, com a opinião de jornalistas sobre a ética na nossa profissão:



O vídeo é um trecho do programa Controvérsia, exibido pela TV Educativa do Paraná.

A ética nos meios de comunicação em massa é um assunto que deve ser tratado não apenas pelos profissionais da área, mas sim por toda a sociedade. Porque a ética não é um assunto que se restringe a esse ou aquele grupo: é um assunto que interessa a todos. E que todos deveriam praticar.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br